Sensibilizar a população da Freguesia Mina de Água para o cuidado, proteção, adoção e bem-estar dos animais;
Promover práticas cívicas ativas de proteção e bem-estar dos animais;
Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora, foi edificado ao longo do ano 2006 e obteve a licença (PT 05 003 CGM) da Direção Geral de Veterinária no dia 21 de fevereiro de 2008, tendo sido o primeiro Centro de Recolha Oficial licenciado na Área Metropolitana de Lisboa.
Trata-se de um complexo composto por várias valências, entre as quais: canil, gatil e estábulos. Dispõe de uma área social, sala de triagem, posto de vacinação, armazém, lavandaria, cozinha e balneários.
O CROAMA dispõe de um veículo de recolha de animais abandonados que cumpre todas as normas de bem-estar animal e está contemplada com ar condicionado no recetáculo de transporte, proporcionando mais conforto aos animais transportados.
Atualmente, os animais deverão permanecer no CROAMA durante 15 dias, após a entrada (Lei 27/2016, de 23 de agosto).
Horário de visitas
Dias Úteis – 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
Sábados – 10h00 às 11h00
Contactos
Av. Regimento de Comandos
Alto das Cabaças – entre a rotunda do “Lido” e a rotunda do Hospital Dr. Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) – Venteira (2700-192) – Em frente à paragem do autocarro
Telefone: 214 928 412 / Fax: 214 931 507
E-mail: veterinario@cm-amadora.pt
A Freguesia Mina de Água dispõe, atualmente, de dois dog parks situados no Parque das Artes e do Desporto, antiga lixeira da Boba.
Em agosto de 2016 (Lei 27/2016) foram aprovadas pelo Governo medidas de criação de CROs (Centros Recolha Animal) e proibido o abate de animais errantes como forma de controlo da população privilegiando assim a sua esterilização.
Um pouco por todo o país, foram implementadas, em diversas Autarquias, várias medidas para resolver o problema crescente e gravíssimo da sobrepopulação de animais errantes.
O Governo disponibilizou apoios financeiros para construção, manutenção e/ou beneficiação dos Canis Municipais, foram implementados Programas Ced-Red para gatos de colónias de rua estabelecendo-se parcerias com Associações da Causa Animal, aumentaram-se as Campanhas Sensibilização pelo Não Abandono, pela Adopção, criaram-se leis que protegem o animal, ser Senciente contra os maus tratos e outros crimes que lhes são imputados e que para muitos são sinónimos de uma vida acorrentada, sem abrigo, alimentação, dignidade, etc.
A Amadora não só ampliou o CROAMA, como criou vários Protocolos, na execução dos Programas CED-RED (Captura-Esterilização-Devolução) para gatos de rua, nomeadamente com a LPDA (Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais) e a ADR (Animais de Rua).
Sendo a vida e a dignidade de todos os animais da Freguesia uma preocupação constante deste órgão, nas últimas eleições autárquicas foi criado o Pelouro da Protecção e bem Estar Animal. Desde então a nossa freguesia tem estado ainda mais pró activa no intuito de melhorar as condições e a vida dos animais, errantes e não errantes, pelo que várias medidas e eventos têm sido levados a cabo:
- o apoio e aconselhamento telefónico e personalizado no encaminhamento de denúncias de maus tratos a animais, informação e esclarecimento sobres os vários Protocolos existentes entre o CROAMA e os seus parceiros, o Apoio Veterinário a famílias carenciadas da CMA, o BAAMA (Banco Alimentar Animais de famílias carenciadas da Amadora), o pedido de apoios aos Cuidadores de Animais Errantes;
- campanhas e interação com os Fregueses no sentido de sensibilizar e promover para a dignidade e o bem estar animal (oferta de chapinhas de identificação);
- participação em eventos e debates públicos sobre o Bem Estar Animal;
- manutenção e melhoramento dos Dog Parks localizados na nossa Freguesia;
- a colocação dos 1ºs 4 Abrigos de Gatos (Bairro da Boba, Casal São Brás, Av. Lourenço Marques, Urb. Serra das Brancas);
- intenção de colocação de um Pombal Contraceptivo;
- nova Campanha Sensibilização Animal no “Festival de Verão” 2023
- entre outras…